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segunda-feira, 13 de abril de 2009

Oficina de matemática (04.04.09)

Oficina de matemática para as séries iniciais, ministrada pela professora de matemática da nossa Escola, professora Neide.

PROJETO
“MATEMÁTICA É LEGAL!”

PESSOAS ENVOLVIDAS: Professores da escola, alunos de 1º ano a 8ª série, pessoas voluntárias da comunidade.
DURAÇÃO: No decorrer de todo o ano letivo de 2009.
COORDENADORA DO PROJETO: Profª Neide Ferrazza Pizolotto
JUSTIFICATIVA: Após reuniões e debates sobre as possíveis causas do baixo rendimento dos alunos e as dificuldades apresentadas nos conceitos matemáticos e consequentemente uma melhor compreensão em conhecimento nas outras áreas de estudo, estamos nos propondo desenvolver algumas ações afim de reverter ou minimizar o alto índice de reprovação e o baixo rendimento:
- encontros periódicos entre professores da área e das séries iniciais para realização de oficinas e confecção de materiais.
- trabalhos práticos com todos os alunos da escola dentro e fora da sala de aula como: jogos, oficinas, gincanas, olimpíadas, laboratório de informática e outros.
- ampliação do laboratório de matemática.
- maior envolvimento dos pais e da comunidade escolar.
OBJETIVO GERAL: Entender a matemática na prática, de forma mais atrativa através de jogos e oficinas.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS: - Sugerir e utilizar metodologias alternativas para um melhor entendimento das questões matemáticas.
- Utilizar material concreto nos conceitos matemáticos, incentivando o aluno a relatar suas conclusões.
- Motivar o aluno, proporcionando-lhe uma visão de onde e quanto a matemática é utilizada em experiências de seu cotidiano.
- Proporcionar ao aluno uma melhor compreensão dos problemas, aguçando seu senso crítico e sua criatividade.

1ª OFICINA – 04/04/09
“FRAÇÃO TAMBÉM É UM NÚMERO”
OBJETIVO: Conhecer as várias maneiras de representar um nº fracionário relacionando-o com medidas e quantidades.
ATIVIDADE 1 – Conceito de frações usando o espaço.
MATERIAL – 10 quadrados de 20 cm de lado
10 quadrados de 5 cm de lado

DESENVOLVIMENTO: I – Pegar um quadrado grande e escrever sobre ele “1 inteiro”.
- Desafiar os alunos para dobrá-lo ao meio.
- Recortar todas as possibilidades.
- Escrever sobre a metade ½ (um meio).
- Aproveitar e explorar a figura geométrica: quanto aos lados, ângulos, diagonal, retângulos, triângulos. Escrever as conclusões: 4 lados iguais, 4 ângulos retos.
QUESTIONAMENTOS:
1 – Quanto é ½ + ½?
2 – Quanto é ½ + ½ + ½? Isto é mais que 1 inteiro?

II – Com outro quadrado dobrar ao meio e novamente ao meio?
1 – Em quantas partes foi dividido o inteiro?
2 – Pintar ¼ (a quarta parte) = um quarto e recortar.
3 – Pintar 2 partes deste quadrado. Que fração é esta? Pintar 3 partes.
4 – Pegue ½ e 2/4 dos quadrados. Compare.
5 – João comeu ½ de um bolo e Pedro ¾ de um bolo. Quem comeu mais? Quanto a mais?
III – Com outro quadrado fazer a mesma coisa dividindo mais uma vez totalizando 8 partes iguais. Voltar a fazer comparações.
OBS: é importante orientar o aluno a usar régua. Podemos aqui também explorar o conceito de perímetro (a medida do contorno da figura). Ex: 20 cm + 20 cm + 20 cm + 20 cm= 80 cm – operação de adição ou 8 x 20 cm – operação de multiplicação.
IV – Usar retângulos para fazer atividades semelhantes. Fazer comparações com o quadrado quanto aos lados, ângulos.

ATIVIDADE 2 – Conceito de frações usando quantidades.
MATERIAL – 12 tampinhas (1 inteiro)
DESENVOLVIMENTO: - Dividir em 2 grupos iguais. Cada grupo corresponde a ½ das tampas?
- Quantas tampas correspondem a ½ do inteiro?
- Dividir em 3 grupos, ou seja em 1/3.
- Quanto é 1/3 de 12 tampas?
- Quanto é 2/3 de 12 tampas? E 3/3 de 12?
- Dividir em 4 grupos, ou seja, em ¼.
- Dividir em 6 grupos, ou seja, em 1/6.
VARIANTE: Fazer a mesma atividade com 15 tampas, 20 tampas, 24 tampas. É importante que o aluno represente as atividades através desenhos fazendo anotações. Neste momento aproveita-se para reforçar os conceitos de divisão e multiplicação.
Outras sugestões:
1 – Escrever 3 frações que representam a mesma quantidade do inteiro em nº e por extenso.
2 – Contar os alunos da sala (ex: 24 alunos é o inteiro): Quantos alunos são ½, 1/3, 2/3, ¼, 2/4, ¾, 4/4, 1/6,..., 1/12?
3 – Contar as salas de aula da escola.
4 – Usar dinheiro (ex: R$ 10,00 – 1 inteiro).
5 – Usar 1 litro (1 inteiro) – 1000 ml.
TERMOS DA FRAÇÃO
1 – NUMERADOR: nº de partes que eu tomei, pintei ou comi do inteiro
2 – DENOMINADOR: nº de partes que eu divido o inteiro

ATIVIDADE 3 – Conceito de frações usando medidas.
MATERIAL – Folhas de papel, cola, régua, lápis de cor.
- Confeccionar uma fita métrica de 1 metro.
- Dividi-la em 10 partes iguais (pintando-as de cores diferentes), cada parte 1/10 chama-se decímetro (dm).
- Dividi-la em 100 partes iguais 1/100(centímetro(cm)).
- Dividi-la em 1000 partes iguais 1/1000(milímetro(mm)).
QUESTIONAMENTOS:
1- Quantos cm tem 1/10 do metro?
2- Quantos cm tem 3/10 do metro?
3- Quantos cm tem ½ do metro?
4- Quantos cm tem 1/5, 2/5, 3/5 do metro?
5- Quantos mm tem 1/10 do metro?

ATIVIDADE 4 – Conceito de frações usando líquidos.
MATERIAL – Copos descartáveis; garrafa com água colorida; canetinha coloridas.
- encher 1 copo de água e escrever – um inteiro.
- dividir outro copo cheio em ½, 2/2, 3/2, 4/2, 5/2.
OBS: Esta atividade é interessante fazer em grupos:
GRUPO 1: ½, 2/2, 3/2, 4/2, 5/2, 6/2
GRUPO 2: 1/3, 2/3, 3/3, 4/3, 5/3, 6/3
GRUPO 3: ¼, 2/4, ¾, 4/4, 5/4, 6/4
GRUPO 4: 1/5, 2/5, 3/5, 4/5, 5/5, 6/5

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