E por falar em dúvidas e certezas... Clique no play e ouça!!!

terça-feira, 11 de maio de 2010

PROJETO O AUTOR NA ESCOLA

Hoje tivemos a visita da autora do livro "A rua é meu quintal", Tânia Alexandre Martinelli. Os alunos da 8ª série - turma 82 - tiveram um bate-papo muito interessante com a autora do referido livro. Como o tempo estava de chuva e tínhamos poucos alunos presentes, os alunos das sétimas séries, que não fizeram parte do projeto neste ano, tiveram a chance de participar da atividade. Foi uma manhã maravilhosa, aproveitamos o momento para parabenizar a escritora, pela dedicação e atenção com nossos alunos, seus leitores, e parabenizar também nossos alunos pela brilhante participação, tendo assim a chance de conhecer detalhes sobre a obra da autora!!!
Ao final da troca de experiências os alunos entregaram um trabalho autografado, com produções textuais de cada um deles, sobre o livro lido. Culminando com a autora autografando o livro "A rua é meu quintal".

O AUTOR NA ESCOLA
Projeto do setor de biblioteca, sob responsabilidade da professora Alda Luisa Elias Ximendes e Valéria Ferreira de Oliveira. Aplicado à 8ª série (turma 82) no turno da manhã deste Estabelecimento de Ensino. O livro escolhido foi "A rua é meu quintal" de Tânia Alexandre Martinelli. O presente projeto tem sua execução prevista para o primeiro trimestre de 2010.
JUSTIFICATIVA
A figura do leitor foi e ainda é, para os alunos, algo distante. A criança é naturalmente curiosa, sedenta de conhecimento e experiência, e ficar cara a cara com um escritor, conheça ela a obra dele ou não, é um acontecimento único. É claro que se ela tiver lido algum texto, algum livro do autor que lhe for apresentado, o interesse pode ser maior. Descobrir que o escritor é alguém igual a ela, uma pessoa comum que tem o dom da palavra, pode ajudar o aluno a perceber que ele é capaz de ser o que ele quiser.

UM DOS TEXTOS PRODUZIDOS PELOS ALUNOS
A RUA É MEU QUINTAL
Aos 13 anos, Bruno gostaria de controlar sua vida como fazia com a pipa que soltava bem alto no céu. Pelo menos nesse momento ele podia se sentir livre e sonhar com uma vida melhor. Mas isso é difícil, pois a sua mãe lhe dá uma enorme responsabilidade, de sustentar a família de mais três irmãos pequenos, pedindo esmola. Bruno faltava muito as aulas, porisso está cursando a 6ª série, e pela terceira vez! Porém, dona Lúcia, a professora de português, pegava no pé do menino para que ele não faltasse tanto a aula e pensasse no futuro dele, em ter uma profissão.
Apesar de saber que a professora estava certa, a intromissão de Lúcia deixava Bruno irritado. Afinal de contas, o sustento de sua família estava em primeiro lugar.
Somente com o passar do tempo e a ajuda da querida amiga Marcela e da querida dona Lúcia, ele reconhece o valor dos estudos e consegue lutar pelos seus ideais.

AUTOR DO TEXTO: Vinícius Carneiro











PARABÉNS PARA A PROFESSORA VALÉRIA, A NOSSA BIBLIOTECÁRIA - PROFESSORA ALDA - E AOS NOSSOS QUERIDOS ALUNOS!!!
TÂNIA ALEXANDRE MARTINELLI, OBRIGADA PELO CARINHO E ATENÇÃO DEMONSTRADOS!!


PESSOAL, SE QUISEREM CONHECER MAIS SOBRE A OBRA DA AUTORA ACESSEM O BLOG: Tânia Alexandre Martinelli

Nenhum comentário: